Nos casos que aqui tratamos – as bicicletas de todo o terreno - normalmente estamos a falar de
21, 24 ou 27 combinações possíveis (mudanças), isto tudo com 3 pratos no eixo pedaleiro e 7, 8
ou 9 carretos na roda traseira.
Com diferentes combinações de relações de transmissão é possível adaptar o esforço e a
velocidade ao terreno encontrado e ao ritmo desejado, mas deve sempre ter em conta que a
afinação e limpeza condicionam sempre o funcionamento da transmissão, aqui convém também
focar outro cuidado que deve ter com a transmissão, não deve fazer cruzamentos muito
forçados da corrente, isto é, por exemplo, combinar o prato mais pequeno da roda pedaleira
com os três carretos mais pequenos do eixo traseiro, o que faz com que a maior fricção entre as
peças desgaste anormalmente a corrente e dentes dos pratos e carretos.
No esquema temos três possibilidades para melhor explicar o funcionamento da transmissão. Na
primeira, mudanças leves, para enfrentar subidas, ou obstáculos complicados, lembre-se que é
melhor engrená-las antes de começar. Na segunda, mudanças para rolar a direito a um ritmo
médio. Na terceira, relações mais pesadas para enfrentar descidas com capacidade de resposta
a obstáculos a um ritmo rápido e sprints.
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